Visão geral do mercado de alimentos e bebidas

A preocupação com alimentação saudável ganhou ainda mais destaque com a COVID-19. Seja para cuidar da saúde imunológica e manter o peso diante da diminuição de atividades físicas, como para lidar com a ansiedade e melhorar a saúde mental e emocional. 40% dos brasileiros afirmaram ter adotado hábitos alimentares de alguma forma mais saudável durante a pandemia de COVID-19. E 73% concordaram que ter hábitos alimentares saudáveis é tão importante para a saúde mental/emocional quanto para a saúde física. Aqueles que adotaram hábitos alimentares mais saudáveis durante a pandemia estão tomando mais vitaminas e suplementos, representando uma oportunidade para essas categorias. Apesar disso, o brasileiro em geral ainda relaciona muito a manutenção de hábitos alimentares saudáveis ao preparo de refeições em casa usando ingredientes frescos e/ou minimamente processados. E ajudá-los nesse preparo, especialmente ensinando opções com foco na imunidade, é algo que as marcas devem fazer para ganhar espaço.  Além disso, o novo padrão de rotulagem aprovado pela Anvisa e o aumento da incidência de doenças crônicas como diabetes, obesidade e hipertensão, devem trazer açúcar, sódio e gordura de volta ao centro da discussão sobre alimentação saudável.

Outra questão importante é a preocupação com a contaminação dos alimentos e bebidas bem como suas embalagens. Isso tem motivado 62% dos entrevistados a higienizar alimentos e bebidas melhor e com maior frequência para ter certeza de que não estão contaminados.

Nutrição inteligente como evolução dos substitutos de refeição, Os substitutos de refeições estão bem estabelecidos, mas historicamente voltados para o controle de peso ou alimentos para fins médicos especiais. A nutrição inteligente se concentra em pegar o conceito de substituto de refeição e desenvolvê-lo de acordo com as necessidades do consumidor com pouco tempo e foco na conveniência, que deseja nutrição otimizada em um formato sem cozimento;

Destaque no benefício da nutrição inteligente pós-COVID-19;

A pandemia aumentou as preocupações dos consumidores em relação aos alimentos sustentáveis ​​e, apesar do aumento na comida caseira, muitos consumidores provavelmente retornarão às refeições para viagem no mundo pós-COVID-19. A nutrição inteligente atende a esses dois requisitos, combinando com um perfil de sustentabilidade invejável em um formato conveniente;

Use nutrição inteligente para lançar proteínas alternativas;

O consumidor de nutrição inteligente será definido por abordagens baseadas na ciência para a nutrição, tornando-o um formato e base de consumidor perfeitos para o lançamento de proteínas cultivadas em laboratório. Os consumidores na faixa demográfica mais jovem estão entusiasmados com esses ingredientes, enquanto as marcas iniciantes experimentam formatos e tipos de proteínas em alimentos e bebidas.

A evolução dos shakes, substitutos de refeição  e proteínas será trazer a naturalidade dos ingredientes em substituição de vitaminas e outros aditivos sintéticos dos produtos, traga a naturalidade dos ingredientes para fornecer funcionalidades além de somente proteínas, agregar benefícios como fonte de energia, saúde intestinal, cognitivo, calmante, imunidade e antioxidantes é o futuro outra tendência será trazer sabores diferentes dos já convencionais, cacau, baunilha e morango, surpreenda seus clientes com novas experiências e novas texturas.

 

Fonte: Mintel.