Hábitos de consumo de bebidas não alcóolicas

Os cuidados com a saúde sempre foi a preocupação da população em geral, e em época de pandemia isso se intensificou, e o brasileiro passou a ter hábitos de consumo diferente, com outro olhar para o que ele tem consumido.

O país tem passado por crise econômica, e os consumidores de bebidas não alcóolicas migrarão para opções mais baratas, contudo, sem deixar de lado a saudabilidade presente nessa categoria de bebida e nos alimentos em geral.

Contudo, há dificuldade de encontrar maior variedade de opções de bebidas não alcóolicas com benefícios naturais e que sejam acessíveis. Essa deficiência no mercado possibilita abrir oportunidades para as indústrias brasileiras desenvolver bebidas que agrem maior saúde e bem-estar aos consumidores, já que a procura dessa categoria de bebidas esteja em constante crescimento no Brasil.

De acordo com a Associação Brasileira das Indústrias de Refrigerantes e Bebidas Não Alcóolicas (ABIR) revela dados que em 2020 o volume de refrigerantes produzidos no Brasil decresceu 2,5% em relação a 2019 e o consumo per capita também mostrou queda de 3,20% no mesmo período.

Pela falta de variedade deste produto, as indústrias de refrigerantes podem inovar trazendo bebidas acessíveis que interessem os consumidores mais preocupados com a saúde, em análise TURF dos atributos motivadores de consumo mostra que os sabores inovadores trazem um incremento de 18% no interesse dos consumidores.

Fonte: Mintel

Em pesquisa realizada pela Mintel com usuários de internet que consomem energético, foi destacado que consumidores consideram alimentos e bebidas com ingredientes artificiais não saudáveis, o que justifica o resultado do Relatório Tendências em Alimentação Saudável – 2021, no qual mostra que 47% dos brasileiros “não comprariam de jeito nenhum” alimentos ou bebidas com ingredientes articifiais.

Ainda neste relatório, 26% afirmam que “comprariam apenas se fosse mais barato do que outras opções”. Esses dados reafirma a importância da utilização de mais ingredientes naturais nas formulações de bebidas energéticas, aumentando não só a percepção no consumo de bebidas mais saudáveis energéticas, como também no uso consciente dessa categoria de bebidas.

 

Veja alguns exemplos de bebidas que utilizam extratos botânicos, frutas e vegetais
que auxiliam na elaboração de sabores e funcionalidades naturais:

Plantas da região amazônica. Bebida energética sabor frutas vermelhas.
Bebida Energizante con Guayusa Orgánica Sabor a Frutos Rojos. Waykana. Ecuador, junho de 2021

Bebida energética a base de erva mate. Bebida con Yerba Mate y Jamaica.
Capibara. México, março de 2021.

Guaraná. Bebida energética a base de guaraná. Refocus Dark Fruits with Guarana Energy Drink. Purdey’s. Reino Unido, maio de 2021.

O café é o tipo de bebida não alcóolica mais consumido pelos brasileiros, essa afirmação vem do relatório de pesquisa pela Mintel, no qual identificou que 78% dos brasileiros consumiram mais café quente do que outros tipos de bebidas.

Os maiores motivadores citados na pesquisa pelas pessoas para o consumo de cada tipo de bebida e pelo café se deram pelos seguintes motivos: “sabor inovador” seguido pelos “benefícios adicionais”, “alto teor de cafeína” e “só ingredientes naturais”.

 

Base: 1.500 usuários de internet com 16 anos ou mais
Fonte: Kantar Profiles/Mintel, agosto de 2021

Os atributos mais citados pelos entrevistados indicam um interesse por experimentar cafés com sabores inovadores, que os tirem da rotina e ao mesmo tempo, traz uma preocupação com a saudabilidade da bebida, manifestada pela menção aos benefícios adicionais e ingredientes naturais.

Uma forma das marcas de cafés agregarem atributos saudáveis a seus produtos é a utilização de ingredientes botânicos como chá verde, erva mate, canela, cúrcuma, gengibre café verde, que são algumas opções de ingredientes funcionais.


A pandemia consolidou uma tendência que veio para ficar, a saudabilidade.

Mais bem informado e atento ao que leva a mesa, o consumidor tem repensado seus hábitos alimentares, optando por bebidas mais saudáveis. Para comprovar isso, basta observar as gôndolas dos supermercados com espaços mais amplos para categorias de sucos e chás naturais, um reflexo no aumento no número de adeptos ao estilo de vida saudável.

Segundo estudos, 28% da população brasileira já procuram por produtos orgânicos e ingere menos sal, açúcar, gordura e produtos industrializados. Nos últimos cinco anos a indústria de bebidas esportivas cresceu cerca de 10,5% e Chás & Infusão cresceu 34,6% segundo dados da Mintel.

A Categoria de chás prontos para consumo é uma das mais populares no segmento de bebidas na China, com 53% de consumidores no país. A principal busca é por produtos formulados com ingredientes naturais e saudáveis.

Na Alemanha, 61% dos consumidores acreditam que os ingredientes botânicos (ervas e especiarias) possuem benefícios medicinais.

Nos Estados Unidos, os principais claims procurados para chás prontos para consumo são alívio do stress (49%), saúde digestiva (42%) e aumento de energia (42%).

A escolha por produtos mais saudáveis se tornam cada vez mais comuns, e a preocupação com o bem-estar físico e mental é uma realidade devido a alta taxa de consumo e procura de chás e demais bebidas com benefícios naturais. Esses dados reforçam que o mercado está em constante expansão e crescimento pelos próximos anos possibilitando a criação de mais opções de bebidas com benefícios aos consumidores.

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Fonte: Mintel GNPD
Fonte: Kantar Profiles/Mintel, agosto de 2021