Chocolates veganos – ingredientes e inovações que o mercado precisa

O Chocolate é um dos alimentos mais consumidos em todo o mundo e à medida que passam os anos, novas formulações e extensões de sabores são criadas. Em paralelo ao surgimento de novos sabores, o mercado de chocolates veganos tem crescido consideravelmente assim como outros alimentos plant-based.

Segundo dados do Ministério da Economia levantados a pedido da CNN Brasil, em 10 anos o número de empresas abertas com o termo “vegano” no nome cresceu mais de 500%. Essa expansão também foi vista no nicho de chocolates veganos.

Além disso, surge também a demanda por novas possibilidades de chocolates que apresentem somente ingredientes naturais levando em conta também a saudabilidade encontrada no produto.

Segundo dados da Mintel, na China, o país mais populoso do mundo, mais de 35% dos consumidores consideram a necessidade de baixo ou nenhum açúcar em produtos de confeitaria, uma indicação de que os substitutos de açúcares como o Graviola Sweet e a Apple Sweet, são excelentes opções para adoçar e trazer um aspecto mais saudável para as produções de alimentos e doces veganos.

Promover a saudabilidade vai além do apelo ‘’sem açúcar’’, funcionalidades como potencial antioxidante, energético e promoção de bem-estar estão presentes em ingredientes naturais em pó como o Cranberry, Acerola e Frutas Vermelhas e podem agregar benefícios aos chocolates.

No Brasil mais de 25% dos consumidores procuram por chocolates com apelo energético (Mintel 2021).Ingredientes como: matcha, guaraná ou café verde, são os mais utilizados para o fornecimento de energia limpa e natural, tornando o chocolate um alimento rico em nutrientes que atribuem funcionalidade ao consumi-lo.

É evidente que o uso de ingredientes naturais nas formulações de chocolates agrega saudabilidade para as formulações, permitindo assim potencializar as funcionalidades, sabores e benefícios para o organismo, algo no qual as marcas estão em constante busca, visto que produtos inovadores ganham a atenção dos consumidores.